Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Orthophytum amoenum (Ule) L.B.Sm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Orthophytum amoenum é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente na extensão mais ao norte da grande Cadeia do Espinhaço, no Estado da Bahia. A espécie tem distribuição restrita aos afloramentos quartzíticos em áreas de Campos Rupestres associados ao domínio da Caatinga. A única subpopulação identificada ocorre no município de Palmeiras, na localidade conhecida como Morro do Pai Inácio. Apresenta AOO estimado em 28 km², e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A região de ocorrência da espécie vem sofrendo com o garimpo, o uso do pasto nativo, a roça, a caça e a coleta de flores naturais e animais nativos, além do turismo descontrolado. Assim, a espécie foi classificada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Sincoraea amoena Ule;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Orthophytum amoenum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie teve seu material-tipo coletado por Ule no século passado (1909) e permaneceu por mais de 100 anos sem maiores informações sobre sua procedência (Leme, 1993). Wanderley (1990) indica como característica diagnostica mais relevante o tipo da inflorescência, que neste táxon é séssil e a roseta vermelha no centro, com lâminas recurvadas. Descrita em 1955 (Smithsonian Miscellaneous Collections 126(1): 33, 179. 1955).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente na extensão mais ao norte da grande Cadeia do Espinhaço (Chapada Diamantina e Serra do Sincorá), no Estado da Bahia (Wanderley, 1990; Leme, 1993; Forzza et al., 2010). Possuí registros nos municípios de Lençóis, Palmeiras, Ibicoara e Rio de Contas, este último no sistema orográfico da Serra do Sincorá. Foi considerada "Rara", de acordo com os critérios de raridade adotados por Wanderley et al. (2009).

Ecologia

Rupícola, ocorrendo em locais expostos a luminosidade durantes todo o dia. A espécie foi coleta com flores em janeiro (Wanderley et al., 2009).

Ameaças

1.3.4 Non-woody vegetation collection
Incidência local
Severidade very high
Detalhes O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi implantado numa área com uma história secular de ocupação e exploração. As atividades econômicas principais nas serras na área do Parque Nacional são: os garimpos, o uso do pasto nativo, a roça, a coleta extrativista da flora e a retirada de pedras (Beserraet al., 2007).

1.3.1 Mining
Detalhes O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi implantado numa área com uma história secular de ocupação e exploração. As atividades econômicas principais nas serras na área do Parque Nacional são: os garimpos, o uso do pasto nativo, a roça, a coleta extrativista da flora e a retirada de pedras (Beserra et al., 2007).

1.1.4 Livestock
Severidade low
Detalhes O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi implantado numa área com uma história secular de ocupação e exploração. As atividades econômicas principais nas serras na área do Parque Nacional são: os garimpos, o uso do pasto nativo, a roça, a coleta extrativista da flora e a retirada de pedras (Beserraet al., 2007).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo I, da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA), sendo portanto, oficialmente considerada ameaçada de extinção (MMA, 2008).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: O. amoenum foi registreada dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Wanderley et al., 2009).

Referências

- FORZZA, R.C. ET AL. Orthophytum in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.

- WANDERLEY, M. G. L.; LOUZADA, R. B.; SOUSA, G. M. DE ET ALGIULIETTI, A.M. ET AL. Bromeliaceae. 2009.

- LEME, E. M. C.; MARIGO, L. L. Bromélias na Natureza. Rio de Janeiro, RJ: Marigo Comunicação Visual, 1993.

- WANDERLEY, M. G. L. Diversidade e Distribuição Geográfica das Espécie de Orthophytum (Bromeliaceae), Acta Botânica Brasileira, 1990.

- BESERRA, M. M. L.; FERREIRA, L. M.; GONÇALVES, C. N. ET AL. Plano de Manejo - Parque Nacional da Chapada Diamantina, 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Orthophytum amoenum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Orthophytum amoenum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41